outras mulheres

(maria inês de oliveira)

MARIA INÊS DE OLIVEIRA

(Dona Tita)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                         O Museu tem peças de quase todas as partes do mundo em sua maioria doadas por Dona Tita de Oliveira, que retratam o estilo de vida de tempos atrás, conservando assim a memória.Inaugurado em 1970.

                  O prédio do Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Armando de Salles Oliveira” foi construído por Joaquim José de Oliveira Filho (1830-1903), para servir de residência urbana.

 

 

 

 

VOLTA

         Maria Inês da Silva Oliveira, mais conhecida como Dona Tita (1887-1969), era filha de Don’Anna Gabriela da Silva e do Cel. Joaquim José de Oliveira, foi quem herdou a residência, onde hoje está instalado o Museu Histórico, conservando-a com todos os móveis e pertences da época dos pais.

         Dona Tita adorava colecionar objetos antigos. Em suas viagens à Europa, Ásia e pelo Brasil afora, ela comprava muita coisa que julgasse de interesse, chegando na estação da Mogiana com as malas cheias de porcelanas, cristais, roupas típicas, leques, moedas, souvenirs e outras miudezas. Dona Tita doou o prédio mobiliado e sua coleção, por testamento.