outras mulheres

(neusa maria soares de menezes)

                                NEUSA MARIA SOARES DE MENEZES

                                            (Pesquisadora)

 

 

Construí este site sobre as mulheres sanjoanenses, denominado Mulheres de São João, após muita pesquisa sobre nomes de mulheres que fizeram a história da cidade, sendo algumas delas de renome internacional. Há alguns anos pesquiso as vidas de quatro brilhantes sanjoanenses: Patrícia Rehder Galvão – Pagú – escritora e jornalista; Orides Fontela – Poeta; Guiomar Novaes – Pianista e Maria Sguassábia – Soldado Constitucionalista.

São João da Boa Vista é terra de mulheres pioneiras. Foi muito difícil escolher quais mulheres estariam entre as notáveis sanjoanenses. Fora as quatro principais, Guiomar Novaes, Pagu, Orides Fontela e Maria Sguassábia, que já são  unanimidade quanto a relevância de seus nomes no cenário nacional, usei o critério “morte”, dando preferência as mulheres já falecidas entre tantos nomes importantes e em segundo lugar o critério “idade”, sendo a preferência para as maiores de 80 anos.

Claro que toda regra tem exceção e assim entrou Marta Salomão, médica sanitarista, quando neste dezembro de 2009 foi eleita uma das cem personalidades mais importantes de Brasil, pela excelência do serviço sobre o diagnóstico da gripe H1N1.

Foi prazeroso constatar que três mulheres da família Salomão estão presentes nessa lista: Matildes, Marta e Sarah. As três desenvolveram trabalhos dignificantes que faz com São João realmente tenha destaque entre outras cidades.

Em 8 de março de 2008 (Dia Internacional da Mulher), tomei posse na Academia de Letras de São João da Boa Vista, ocupando a cadeira 30, cujo patrono é Euclides da Cunha e na Academia de Letras Sanjoanense, Pagu é patronesse da Cadeira 36, cuja titular é Maria Inês Araújo Prado; Orides Fontela, patronesse da Cadeira 32, cujo titular é Antonio Carlos Rodrigues Lorette e Jaçanã Altair Pereira Guerrini, patronesse da Cadeira 04, cuja titular é Maria Cândida Oliveira Costa. Temos também Edwina Noronha de Andrade (compositora e musicista) que é Membro Honorário.

No ano de 2008 homenageamos Orides Fontela, nos dez anos de sua morte, com “Um Sarau para Orides” e um monólogo baseado em sua vida, de autoria de Maria Célia de Campos Marcondes, chamado “O tempo pingando dos olhos”. Em 2016, as cinzas de Orides Fontela foi depositadas num memorial dedicado a ela, na biblioteca da UniFae.

Nesse ano de 2010, homenagearemos Pagu, pelos seus Cem Anos, com uma Semana Literária sobre sua obra e uma peça teatral baseada em sua vida.

A cidade de São João da Boa Vista homenageia Guiomar Novaes anualmente no mês de setembro, com uma Semana em seu nome. Esse evento acontece desde 1977, quando Guiomar Novaes esteve presente, para alegria dos sanjoanenses. A Semana Guiomar Novaes é um dos principais eventos culturais do Estado de São Paulo.

E Maria Sguassábia já foi tema de TCC da UniFae no ano de 2008. Está sendo preparado também pela UniFae, com direção do Acadêmico e Reitor Francisco Arten e com minha colaboração, um documentário sobre ela, que foi lançado nas comemorações dos 80 anos da Revolução Constitucionalista.

São mais de 80 mulheres, atualmente, homenageadas neste site. São mulheres que de uma maneira ou outra prestaram e prestam relevantes serviços para a comunidade sanjoanense.

E-mail: nmsmenezes@gmail.com e nmsmenezes@hotmail.com

 

            

Conheça nossa Academia de Letras. Acesse também:

www.alsjbv.art.br

 

Conheça as páginas Rosto de Mulher e Mulheres Sanjoanenses

VOLTA